sábado, 10 de maio de 2008

Vocabulário I


A pedidos começarei a escrever um glossário sobre alguns termos e palavras utilizados em nossos pontos cantados e no dia-a-dia, além das saudações, para que possamos nos familiarizar com as mesmas, ao mesmo tempo que quando pronunciarmos estas palavras saberemos o que significa. Algumas iremos colocar para conhecimento, mesmo que não seja muito utilizado.
Se você quer saber o significado de alguma dessas palavras escreva para nós.

Aruanda - o local onde as entidades de luz ficam. Como se fosse uma colônia espiritual de onde os guias da Umbanda vêm nos abençoar e incorporar nos terreiros. Aruanda é um termo de uso geral, mas tem mais relação com os pretos-velhos. Pois para os caboclos utilizamos Jurema, Aruanda de caboclo, ou ainda para os caboclos de Ogum, humaitá.

Cidade da Jurema ou cidade do Juremá- como se fosse a Aruanda dos caboclos.

Humaitá - o mesmo que Aruanda e Cidade da Jurema utilizados para os caboclos de Ogum

Atotô - saudação para o Orixá Omolu/Obaluaê, que significa "silêncio". No sentido de respeito, silêncio o Senhor Omolu está entre nós.

Babalorixá, ou babalaô - o mesmo que Pai-de-Santo, ou Zelador-de-Santo, ou seja o sacerdote o dirigente de uma casa, de um Terreiro.

Yalarorixá - o mesmo que Mãe-de-Santo, Zeladora-de-Santo, ou seja a Sacerdote ou dirigente de um Terreiro, de uma casa de Umbanda.

Abô - o termo é usado para nós como um banho preparado pelo Pai-de-Santo e só aplicado em determinados casos. Mas abô em outras casas pode significar as ervas maceradas e preparadas para os banhos, a água com as ervas que preenchem algumas quartinhas.

Agô - um pedido de licença.

Amalá - é uma entrega para os Orixás. Composto de velas, uma oferenda (comida), fitas, bebeida e flores. Este é o significado para nós. O termo original era uma entrega para Xangô (a que fazemos no nosso terreiro) composto de quiabo refogado, colocado em uma gamela redonda e com acaçás (bolinhos de fubá branco).

Cambone ou Cambona ou Cambono - médium que auxilia as entidades que estão dando consulta. Desde a preparação para que a entidade possa riscar o ponto, até entender e ajudar a boa comunicação entre o consulente e a entidade. Ao mesmo tempo que serve de testemunha de todos os atos praticados nas consultas.

Canzuá - o mesmo que Tenda, ou Terreiro. Mais especificamente pode significar o Congá.

Congá - Local em um terreiro onde a gira acontece. Onde os médiuns se reunem e processam a cerimônia da Umbanda, local onde atendem-se as pessoas e as entidades incorporam.

Gira - denominação do culto, da cerimônia de umbanda. é o período em que os médiuns recebem as entidades, há o pronunciamento dos pontos cantados, período onde as consultas acontecem.

Egum - o termo originalmente significa espírito de alguém que já esteve encarnado. Ou seja, todo aquele que uma vez habitou um corpo e naquele momento não está encarnado é um egum. O mesmo que espírito desencarnado. Em alguns terreiros e muitas vezes em conversas entre seguidores da Umbanda o termo acaba tomando um sentido pejorativo e passa a significar um espírito perdido, um obsessor, ou um kiumba.

Kiumba - entidade, espírito desencarnado, eivado, viciado no mal. O mesmo que espíritos obsessores, magos e sacerdotes do sub-mundo astral. São esses espíritos que compoem a Kiumbanda ou Quiumbanda, muitas vezes equivocadamenbte confundida com a quimbanda. mas este U a mais faz toda a diferença.

Nenhum comentário: