quinta-feira, 29 de maio de 2008

Os responsáveis pelas energias da natureza na Umbanda – Saravá as Crianças!



Como todos sabem a Umbanda possui uma relação íntima e de dependência com a natureza. As energias dos sítios da natureza, ou chamados sítios dos Orixás, que são os espaços naturais onde há uma maior emanação energética dos Orixás, são a fonte da vida e de praticamente todo o axé da Umbanda.

São do mar, das cachoeiras, dos rios, das florestas, etc. que os filhos da Umbanda, que os guias vão buscar os elementos e compô-los com os demais elementos presentes no ambiente de um terreiro bem como os do ponto riscado, para atender aos pedidos dos consulentes, tratar uma obsessão, uma doença, etc.

Desta forma é mais do que lógico que todos devemos tratar a natureza como fonte “material” de Deus e assim ter estes sítios como sagrados (como de fato o são). Mas o ponto que quero trabalhar e discutir hoje é como vamos buscar essas energias, como as entidades benditas vão trazer esses elementos da natureza e manipulá-los em um terreiro, em um trabalho de Umbanda.

As energias da natureza, emanações dos Orixás, são próprias energias elementares. Como em toda a criação existirão seres, espíritos, que cuidarão e manipularão das energias Divinas; as energias elementares não fogem a esta regra.

Esses seres são os chamados espíritos elementais, ou seres elementares. A eles é dada a tarefa de manipular, cuidar, direcionar as energias elementares, as energias da natureza e assim as energias dos Orixás. São seres puros e que se encontram aos milhares em cada espaço da natureza.

Para acioná-los, para que esta energia venha até os terreiros e, assim os próprios espíritos elementares venham nos socorrer, as falanges de trabalho fazem como uma solicitação a uma das formas de apresentação da Umbanda, as crianças. Somente as crianças é que detém o caminho e o segredo de trazer e direcionar as energias e os espíritos elementais. A razão é clara, como as crianças da Umbanda são espíritos de muita luz, puros e simples podem acionar os espíritos elementais que também são puros.

Entretanto alguém poderá questionar: mas os outros espíritos não são de luz? Não podem acionar diretamente os elementais?

A resposta é não. Cada forma de apresentação, ou seja, pretos-velhos, caboclos e crianças, assim o são por uma razão e uma especialidade de trabalho. A especialidade, a razão de existir das crianças é justamente esta, acionar os espíritos elementais. E o fazem pela sua simplicidade, pela sua pureza, pela sua natureza enquanto espíritos.

Quando falamos em crianças da Umbanda muitos pensam que estes espíritos morreram quando ainda eram crianças. Todavia isto não é verdade, pois mesmo que tivessem desencarnado em sua última jornada quando ainda eram crianças, não podemos esquecer que esses espíritos já encarnaram outras vezes. A simbologia de serem crianças, e assim chegarem aos terreiros é pela simplicidade e pureza de toda a criança. Não é a toa que Jesus Cristo em diversos momentos se dirige as criancinhas e afirma que só entrará no Reino dos Céus aquele que se assemelhar a uma criança. (Mateus, capítulo 18, 1 a 5).

Isto nos quer dizer que pelo fato de se apresentarem como crianças, não quer dizer que não sejam espíritos de muito conhecimento, sabedoria, ou mesmo que seja crianças.

A inocência e a pureza que nos trazem as crianças são a razão e o motivo por que estes espíritos assim se apresentem. E esta é a razão pela qual as crianças da Umbanda acionam e conduzem os espíritos elementais e as energias elementares.

Inclusive esta é uma segurança, pois só poderemos acionar as energias da natureza na Umbanda pelas crianças e assim as energias nunca poderão ser utilizadas para outra coisa senão para o bem, para o amor e a caridade. O uso incorreto, ou para o mal, se faz de outra forma, com outros acionadores, e assim não faz parte da Umbanda, e isto é a prova cabal, final para o que sempre afirmamos na Umbanda só existe o amor e a caridade.

Para finalizar pode ser que ainda reste uma dúvida: os Exus e as Pombagiras quando necessitam dessas energias da natureza o fazem pelas crianças? SIM. Assim como todos os demais guias da Umbanda. Um baiano, um preto-velho, um caboclo, um boiadeiro, e assim por diante estarão sempre em contato com as crianças da Umbanda, pois sempre estaremos necessitando e manipulando de forma responsável as energias elementais da natureza.

Aliás, esta é a razão, muitas vezes velada, do porque que todos os terreiros no início de suas giras garantam a saudação e cantos para as crianças. Pois, em todos os momentos da gira necessitarão das energias que as crianças buscam e conduzem.

Saravá as crianças da Umbanda! Erê!

Nenhum comentário: