quarta-feira, 28 de maio de 2008

Curas e magias da Umbanda - I


Recentemente recebi uma pergunta de um médium dizendo se no nosso Terreiro eram feitas cirurgias espirituais. A pergunta imediatamente em minha mente obteve uma resposta: "é claro que sim!".

Mas, na mesma velocidade uma forte onda de intuição me trouxe a seguinte dúvida:

- "Promover a cura dos males físicos, eliminar doenças, é o mesmo que cirurgias espirituais?"

Pode parecer até meio ridículo esta questão, mas possui um fundo cultural muito forte e arraigado. Estamos tão vinculados ao sistema da medicina ocidental que nos debruçamos sobre a expectativa de que, quando doentes, um espírito promova em nós a cirurgia espiritual. Como os povos antigos e sábios, indíginas, incas, maias, egípcios, os orientais (tibetanos, indianos, persas, etc.) entre tantos outros promoviam a cura?

Todos abriam seus pacientes em salas de cirurgias? Utilizavam de drogas anestésicas?

Os indígenas das Américas, em especial o tronco Tupi-guarani, enxergam a doença como a aproximação de certos tipos de "espíritos" que fazem o mal a pessoa. E sempre existe uma razão para que esta pessoa esteja acometida daquele mal físico. Chamam o Pajé que por meio de rezas, ervas, defumações e evocações dos espíritos protetores do próprio doente, além da própria manifestação do "espírito" que está causando o mal, e pronto aquele paciente pode continuar a sua vida.

Os orientais com seus conceitos holísticos, de meridianos energéticos, a estagnação de ki, de chue, entre outras terminologias que demosntram a interligação entre todos os órgãos e tecidos por meios de canais de energia, e que a doença em geral é uma deficiência ou excesso de determinado tipo de energia em determinado sistema.

A utilização de ervas medicinais por tantos povos, no mundo todo. A utilização de cristais, aromoterapia, florais, cromoterapia, o uso de terra, de águas sulforadas, a utilização de animais como parte importante da cura como a equoterapia, a terapia com os invertebrados como os sangue-sugas, enfim.

Mas, por que estou dizendo sobre tantas formas de cura? A pergunta era simples o terreiro faz cirurgias espirituais?

Nos terreiros de Umbanda a todo momento acorrem pessoas com males orgânicos, ou aparentemente orgânicos (as doenças e deficiências físicas). E muitos são os guias (entidades abençoadas que nos trazem a força e as bençãos dos Orixás) que vão proceder este tratamento. Cada um, ou melhor cada falange e cada forma de apresentação terá uma maneira peculiar de tratamento. Pode ser um aparente e simples "benzimento" de um preto-velho. Uma beberagem de uma preta-velha, banhos dos caboclos, limpezas astrais de inúmeras entidades, enfim, muitas formas para o mesmo fim: a melhora da qualidade de vida do consulente.

Entre estas inúmeras formas pode haver, existir, a cirurgia espiritual. Em determinado momento, por certas falanges de entidades, que assim trabalham, pode existir uma espécie de cirurgia, a chamada cirurgia espiritual.

Mas seja por cirurgia, seja por benzimentos, sacudidas, baforadas, beberagens, o que importa é que na Umbanda a magia, a utilização dos elementos da natureza, em composição com o ectoplasma mediúnico e as energias cósmicas e astrais dos guias e Orixás.

A materialização e desmaterialização que traduzem inúmeras curas, nada mais são que o processo de transmutação de matéria, de energia e assim de estados doentios, promovendo o bem estar e as curas, em outras palavras isto é a magia, a alquimia da Umbanda.

Com esta introdução ao sistema de cura, iniciamos mais uma série de nossas conversas: as curas e as doenças na ótica da Umbanda.

Saravá a todos, muita Luz, Paz e Amor!




Nenhum comentário: