terça-feira, 13 de maio de 2008

Saravá os Pretos-velhos!!!


Em virtude do dia 13 de maio ter sido o dia em que a realeza brasileira, em 1888, assinou a lei Áurea que extinguiu oficialmente o regime de escravidão no Brasil, convencionou-se celebrar neste dia os nossos queridos Pretos-velhos.
Entidades que representam a ancestralidade, a sabedoria e a humildade. Entidades que são a própria manifestação da experiência, daquele que por tudo já passou e neste momento vem trazer esta sabedoria com muito amor e tolerância.
São os grandes "administradores" da Umbanda.
E falar desses espíritos tão abençoados e tão cheios de mansuetude e de paz, não é tarefa fácil.
Assim vou me socorrer de uma imagem que temos em nosso congá.
Bem na entrada do congá, onde a assisência passa para receber o passe e/ou para se consultar há uma imagem de um africano, ou afrodescendente (ganhamos de presente de uma família muito querida) que está sentado em um toco com suas mãos acorrentadas. Ou melhor, uma das mãos, pois quando recebemos a imagem a corrente estava quebrada!
Passado pouco tempo o Pai Tobias de Guiné, preto-velho chefe de nossa casa (cabana do Pai Tobias de Guiné) falou para mim: "Coloque esta imagem bem na entrada, no alto!" coloquei e depois ele me falou:
- "Que todos que aqui entrem possam ter as correntes que aprisionam seus espíritos quebradas! que a luz da Umbanda e o axé desta casa possam ajudar a libertar todos os espíritos, encarnados ou desencarnados que aqui chegarem!"
Logo pensei na escravidão, no cativeiro, mas rapidamente o Pai Tobias me respondeu:
- "A pior escravidão, a pior prisão e corrente, meu filho, é a que vocês carregam no coração e na alma. E esta só existe quando a gente quer. Aprisionaram meu corpo, minhas forças físicas, mas nunca mantiveram meu espírito preso, acorrentado, pois sabia que a Justiça divina, que Xangô me abencoaria, e que tudo no cativeiro era passageiro! Mas meu espírito este sim permanente! "
continou:
- "Para se libertar das correntes do sofrimento e das vidas sucessivas, basta gerar, plantar e cultivar o amor! Abolir, por completo, a raiva, o ódio, o ciúmes, o orgulho e o egoísmo! Trabalhe para isso e ai sim gozará da libertação, da verdadeira lei áurea!"

Que os Pretos-velhos possam nos abençoar e nos ajudar a libertar nossas almas, livrarmos do orgulho e da vaidade e assim quebrarmos as correntes do sofrimento e da tristeza!!
Que esses maravilhosos espíritos continuem a nos dar tantas lições, afeto, conforto e a nos abençoar!

Saravá os pretos-velhos! Babaê meu pai!
Saravá meu Pai Tobias de Guiné!

Nenhum comentário: