quinta-feira, 15 de maio de 2008

Entidades da Umbanda


Na Umbanda quem traz as mensagens, a vontade, a força dos Orixás e assim de Deus são os espíritos que chamamos de guias e protetores, ou seja entidades que são os emissários e mensageiros da Luz, do Amor e da Paz.

Muitos locais se fala linha de caboclos, linha de pretos-velhos, linha do povo d'água, linha do oriente, e assim por diante.

O que eu acredito é que há uma confusão sobre formas de apresentação, ou seja, como as entidades vão se manifestar, que roupagem fluídica se apresentarão e as linhas de Umbanda.

Por linhas entendemos as qualidades, a força de trabalho, as especialidades de trabalhos dos Orixás. Por formas de apresentação entendemos a maneira pela qual os espíritos irão se manifestar.

Esta maneira, ou forma, que é a roupagem fluídica e simbólica pela qual as entidades de luz irão se manifestar é fundamental na Umbanda. Para nós um espírito para se manifestar enquanto guia deverá abrir mão de sua individualidade. Serão falangeiros.

Sempre dizemos que a Umbanda é fundamentada em um tripé essencial, que são as formas de apresentação (essenciais), sem as quais não se pode falar em Umbanda, e isso é unânime.

Assim Pretos-Velhos, Caboclos e Crianças formam o essencial da Umbanda. Significando o desenvolvimento da vida, ou seja o início da vida, a pureza e a simplicidade, a descoberta (infância = crianças), o amadurecimento a virilidade o destemor, a vontade e o arrojo, a força (adulto = caboclo) e o amadurecimento, a sabedoria da vivência, a humildade de quem já viveu muito, a experiência e o conhecer das outras fases (velhice = pretos-velhos).

Assim as formas de apresentação significam a nossa vida, e dão conta de todos os problemas de nossas existências. Isso sem falar nos Exus e Pombagiras que são do reino da quimbanda que completam o que podemos chamar de formas de manifestação primordiais e essenciais de qualquer terreiro de Umbanda.

Mas por vários motivos com o passar do tempo outras formas de apresentação foram se formando na Umbanda, são o povo do Oriente, os baianos, os boiadeiros, os ciganos e os marinheiros. Estas formas de apresentação, muitas vezes chamadas de povos auxiliares, ou formas auxiliares de apresentação, tem funções e missões distintas, mas sempre subordinadas ao tripé essencial e assim aos Orixás.

Logo em breve falarei mais sobre as formas de apresentação.

Saravá a todos!! que todos os bons espíritos, todas as formas de apresentação da Umbanda nos tragam a esperança e a força para vencermos nossos vícios e erros, para assim nos libertarmos de todo e qualquer apego, para podermos viver, sentir e emitir o verdadeiro AMOR!

Nenhum comentário: