quinta-feira, 8 de maio de 2008

Umbanda uma religião que é puro AMOR


Infelizmente ainda nos deparamos com vasta literatura dita umbandista que ensina como fazer o mal. Pior ainda é enxergarmos literaturas que disseminam o preconceito entre nosso próprio meio.
Não são poucos os livros, os artigos e os sites da Internet que pregam que a Umbanda é boa, mas a Quimbanda é má. Ou seja, pessoas que afirmam categoricamente que os Exus e as Pombagiras são seres que podem fazer o mal, e que todos devem tomar cuidado com este ser!
Há alguns que chegam a afirmar quais linhas da Umbanda desmancham os trabalhos da Quimbanda, e sabem tratar dos Exus. Este preconceito e infeliz ignorância (no sentido real desta palavra, não conhecimento) só traz prejuízo à nossa religião.
Quem propagou esta estória de que Exu é o mal, ou o próprio capeta, foram os padres jesuítas na catequização forçada dos africanos escravos em nossa pátria. São 500 anos de preconceitos e de mentiras para que os povos não tivessem liberdade religiosa. O que pior do que afirmar que o seu culto é demoníaco, que fará mal a você a sua família e que por isso você será eternamente jogado no inferno? a propagação do medo, e da perseguição só existiu para que esses padres pudessem cumprir sua missão que era acabar com os cultos não católicos.
Entretanto muitos foram e são os pais e mães de santo que continuam a multiplicar esta idéia equivocada para seus fiéis.
Quem disse que Exu é o mal? foram os africanos, os umbandistas? não, foram aqueles que queriam ver as religiões afro-brasileiras acabarem. Se é assim por que os ditos Umbandistas ainda continuam a disseminar o preconceito?
Está na hora de darmos um basta a multiplicação dessas mentiras! No nosso site tem uma definição de Exu e Pombagira e assim da Quimbanda que esperamos poder contribuir para o fim do preconceito.
O sociólogo e estudioso do Candomblé Roger Batsite no seu livro "candomblés da Bahia" trata bem a questão histórica e equivocada do preconceito aos Exus. Quem quiser se aprofundar neste tema encontrará lá uma boa leitura sociológica.
Mas para demonstrar como isso é uma contra-cultura basta pegarmos a razão para que Exu é saudado primeiro. Aqueles que ainda sofrem influência do preconceito católico, falam que é para despachar exu, para o mesmo não atrapalhar a gira. Entretanto os negros das antilhas e caribe falam que exu tem que ser o primeiro por que assim mandou Deus (Olorum), e os dois se baseiam no mesmo brocado Iorubá. veja o que dizem os caribenhos:
"Uma vez Olorum adoeceu, os Orixás estavam tão preocupados com a criação do mundo que deixarão o Senhor dos Senhores de lado. Exu ao ver aquilo imediatamente pegou suas ervas e ferramentas e foi curar Olorum. Curado, Olorum chama todos os Orixás e dá a sentença:
Como foi Exu que me salvou a partir de hoje ele será sempre saldado primeiro, todas as entregas serão primeiro destinadas a ele."
Quanta diferença não acham????
Para acabar com o preconceito temos que lutar contra a contra-cultura, buscarmos conhecimento e alicerçarmos nossa fé para que possamos mostrar como nossa fé é rica e como a umbanda e a sua parte quimbanda, são uma Religião de AMOR, de PAZ e de LUZ.
Que uma religião que serve a Deus e aos Orixás não pode, e de fato não o faz, nenhum tipo de ação que não seja o amor e a compaixão entre todos os seres vivos. Na Umbanda, verdadeira, não são aceitos nenhum tipo de trabalho que não seja para beneficiar todos os interessados, pois como diz o nosso Hino "a Umbanda é Paz e Amor é um mundo cheio de Luz", quem prega isso prega o que o Senhor Jesus nos ensinou, e combate justamente o mal e o ódio. Ou seja a Umbanda e a Quimbanda são ações divinas para o amor e para o combate ao mal conhecido como quiUmbanda (este "u" faz toda a diferença).
Vamos propagar a Luz, o Amor e a Paz, nosso exemplo terá mais força que mil palavras, umbandista que é umbandista é discípulo dos Orixás e assim trabalhador da seara do bem e do amor.
Muito axé a todos!

Nenhum comentário: