quinta-feira, 8 de maio de 2008

Umbanda uma religião que é puro AMOR


Infelizmente ainda nos deparamos com vasta literatura dita umbandista que ensina como fazer o mal. Pior ainda é enxergarmos literaturas que disseminam o preconceito entre nosso próprio meio.
Não são poucos os livros, os artigos e os sites da Internet que pregam que a Umbanda é boa, mas a Quimbanda é má. Ou seja, pessoas que afirmam categoricamente que os Exus e as Pombagiras são seres que podem fazer o mal, e que todos devem tomar cuidado com este ser!
Há alguns que chegam a afirmar quais linhas da Umbanda desmancham os trabalhos da Quimbanda, e sabem tratar dos Exus. Este preconceito e infeliz ignorância (no sentido real desta palavra, não conhecimento) só traz prejuízo à nossa religião.
Quem propagou esta estória de que Exu é o mal, ou o próprio capeta, foram os padres jesuítas na catequização forçada dos africanos escravos em nossa pátria. São 500 anos de preconceitos e de mentiras para que os povos não tivessem liberdade religiosa. O que pior do que afirmar que o seu culto é demoníaco, que fará mal a você a sua família e que por isso você será eternamente jogado no inferno? a propagação do medo, e da perseguição só existiu para que esses padres pudessem cumprir sua missão que era acabar com os cultos não católicos.
Entretanto muitos foram e são os pais e mães de santo que continuam a multiplicar esta idéia equivocada para seus fiéis.
Quem disse que Exu é o mal? foram os africanos, os umbandistas? não, foram aqueles que queriam ver as religiões afro-brasileiras acabarem. Se é assim por que os ditos Umbandistas ainda continuam a disseminar o preconceito?
Está na hora de darmos um basta a multiplicação dessas mentiras! No nosso site tem uma definição de Exu e Pombagira e assim da Quimbanda que esperamos poder contribuir para o fim do preconceito.
O sociólogo e estudioso do Candomblé Roger Batsite no seu livro "candomblés da Bahia" trata bem a questão histórica e equivocada do preconceito aos Exus. Quem quiser se aprofundar neste tema encontrará lá uma boa leitura sociológica.
Mas para demonstrar como isso é uma contra-cultura basta pegarmos a razão para que Exu é saudado primeiro. Aqueles que ainda sofrem influência do preconceito católico, falam que é para despachar exu, para o mesmo não atrapalhar a gira. Entretanto os negros das antilhas e caribe falam que exu tem que ser o primeiro por que assim mandou Deus (Olorum), e os dois se baseiam no mesmo brocado Iorubá. veja o que dizem os caribenhos:
"Uma vez Olorum adoeceu, os Orixás estavam tão preocupados com a criação do mundo que deixarão o Senhor dos Senhores de lado. Exu ao ver aquilo imediatamente pegou suas ervas e ferramentas e foi curar Olorum. Curado, Olorum chama todos os Orixás e dá a sentença:
Como foi Exu que me salvou a partir de hoje ele será sempre saldado primeiro, todas as entregas serão primeiro destinadas a ele."
Quanta diferença não acham????
Para acabar com o preconceito temos que lutar contra a contra-cultura, buscarmos conhecimento e alicerçarmos nossa fé para que possamos mostrar como nossa fé é rica e como a umbanda e a sua parte quimbanda, são uma Religião de AMOR, de PAZ e de LUZ.
Que uma religião que serve a Deus e aos Orixás não pode, e de fato não o faz, nenhum tipo de ação que não seja o amor e a compaixão entre todos os seres vivos. Na Umbanda, verdadeira, não são aceitos nenhum tipo de trabalho que não seja para beneficiar todos os interessados, pois como diz o nosso Hino "a Umbanda é Paz e Amor é um mundo cheio de Luz", quem prega isso prega o que o Senhor Jesus nos ensinou, e combate justamente o mal e o ódio. Ou seja a Umbanda e a Quimbanda são ações divinas para o amor e para o combate ao mal conhecido como quiUmbanda (este "u" faz toda a diferença).
Vamos propagar a Luz, o Amor e a Paz, nosso exemplo terá mais força que mil palavras, umbandista que é umbandista é discípulo dos Orixás e assim trabalhador da seara do bem e do amor.
Muito axé a todos!

quarta-feira, 7 de maio de 2008

O poder das plantas - o Poder das Ervas I


Na Umbanda um dos principais elementos utilizados são as ervas. Ou seja parte de plantas, em especial folhas.
Assim as ervas estarão presentes nos banhos de descarrego e imantação, na defumação, no tabaco utilizado pelas entidades, nas receitas de chás, garrafadas, nos Amacis, na preparação e feitura de Pais e Mães-de-santo, nos assentamentos, enfim, estão por toda parte e em todas as etapas da Umbanda.
Serão usadas folhas, caules, flores, raízes, etc, secas e verdes e serão usadas, também, suas resinas.
A ciência material cada dia mais volta a buscar o poder das plantas na cura de enfermidades, tal qual nossos ancestrais faziam. Infelizmente, em nome da "ciência", este uso foi ficando de lado, e agora volta com toda a força. Essa ciência é a chamada fitoterapia.
Graças ao conhecimento popular e de algumas tribos esse conhecimento não foi perdido, e é por relato desses povos que os pesquisadores estão se debruçando.
Da mesma forma muitos são os estudos sobre a aromoterapia, ou seja o papel dos aromas no equilíbrio e na recuperação emocional e até física dos seres vivos.
Terapias já reconhecidas pela Organização Mundial da Saúde como a fitoterapia e os florais demonstram que muito temos que descobrir do poder das plantas. Ou seja, por todo o mundo voltam-se as atenções para as ervas. E a Umbanda?
Tanto as tribos e povos africanos como ameríndios sempre fizeram uso das plantas. Seja para cura, seja para adornos, seja para alimentação ou seja para suas religiões. A Umbanda que herda muitas dessas práticas dá vida a esses ensinamentos diariamente em seu terreiros.
Para a Umbanda as plantas além de suas propriedades químicas e biológicas, ou seja materiais, possui propriedades etéricas, ou astrais. Assim de diversas formas as ervas são utilizadas para trazer paz, harmonia espiritual aos seres encarnados e desencarnados. Limpando nossos perispíritos (corpo etérico e corpo astral), equilibrando nossos chakras, permitindo uma aproximação maior de nossos guias ao passo que nos ajuda a elevar a vibração, etc.
Talvez um dia a ciência dos homens poderá explicar como um banho de arruda, alecrim e guiné (por exemplo) muda estados mentais e faz com as pessoas fiquem mais dispostas e abertas a receberem energias positivas. Talvez um dia a ciência poderá comprovar que a defumação de ambientes traz bons fluidos ao mesmo tempo que transmuta e afasta energias deletérias, e com isso descobrirá como um abiente carregado produz doenças mentais e físicas.
Ou seja, um dia a ciência dará a comprovação dela para o que todos os Umbandistas já têm certeza e têm provas diárias: o poder das ervas.
Quando for usar da próxima vez lembre-se que as ervas são como nós: criações dos Orixás, respeite-as e aproveite todo o axé desses vegetais.
Saravá a todos!


PS. A partir desse tópico começarei a trazer algumas ervas e seu uso ritualístico e medicinal.

segunda-feira, 5 de maio de 2008

"O SENHOR é o meu pastor, nada me falta" Salmos 23:1


Muitos são os livros em que a Umbanda poderá extrair conhecimentos e inspirações. Certamente um dos que mais nos farão refletir e mudar nossas atitudes é a Bíblia.
Entre seus diversos livros, epístolas, cartas, evangelhos, provérbios, profecias, etc. O livro dos Salmos traaz algumas frases e alguns textos bastante interessantes.
Vejamos o Salmo 23, que em seu versículo 1° traz a frase que dá o título deste texto.
"O SENHOR é meu pastor, nada me falta" (algumas traduções o final da frase fica "nada me falatrá").
É uma afirmação forte em que aquele que profere a sentença diz claramente que aquele que guarda sua vida, guia seu caminho e que lhe mantém unido a todos é Deus. Ou seja, se coloca como rebanho divino, e aceita esta condição demonstrando a humildade de se portar aos pés, sob os cuidados de Deus. Logo em seguida afirma que nada lhe falta, ou seja tudo o que possui atualmente é o que lhe cabe, é o que lhe é de direito e aceita isto. Percebamos que a segunda afirmação é a explicação da primeira.
Se o Senhor é o meu pastor, logicamente nada me falta ou faltará. Aquele que profere este Salmo está claramente aceitando seu destino, e isto lhe dá a certeza de que por tudo que passar será merecedor, pois o meu Pastor é o Senhor.
Mas esta frase não é fruto do comodismo, do marasmo e assim da inércia. É sim uma frase para que deixemos de reclamar de nossos problemas, de nossos sofrimentos, e que possamos entender que se hoje estamos sofrendo é porque ontem plantamos a dor.
Mas memso tendo esta certeza nada nos impede de que lutemos sem parar para abreviarmos esta nossa expiação, e só faremos isso buscando servir, amando a todos.
Ou seja, ser espiritualista, compreender a lei do karma, não significa não lutar, não buscar a todo instante maneiras para cessar o nosso sofrimento e o sofrimento alheio. Aliás é justamente para isso que sofremos, para irmos atrás da cura, para trabalharmos pela cura. E a cura está na certeza de que o Senhor é meu Pastor, nada me falta, e Ele me guiará por verdes campos, me mostrará os locais de fonte de água limpa, e mesmo que eu ande pelo vale das sombras, nenhum mal me alcançará, pois temos a certeza de que Deus está conosco. Ou seja, mesmo que meu espírito acorde nos umbrais, não devo temer, ou me revoltar, mas sim devo perceber mais uma oportunidade de trabalho e serviço aos nossos Orixás.
Para encerrar trago aqui uma frase que demonstra a certeza deste texto, escrita pelo espírito do Pai João de Aruando pelas mãos mediúnicas de Robson Pinheiro no livro "Alforria"
"A pessoa mais feliz não é aquela que tem mais, é a que menos necessidade tem".


Domingo II - contemplar


Na maioria das vezes não paramos um minuto sequer. Trabalhar, cuidar da família, estudar, lavar roupa, limpar a casa, etc. Cada um com suas atribuições, mas quase ninguém consegue ter ou quer ter tempo para reflexões ou para não fazer nada.Quando as atribuladas tarefas do nosso dia-a-dia conseguem cessar, quando chega no domingo, o que fazemos?
Vamos assistir TV, jogar, ficar horas na frente do computador. Mas muitas vezes deveríamos parar, por pelo menos uma hora, e não fazermos nada, simplesmente contempalrmos a natureza, o céu, as pessoas que passam...
Enfim muitas vezes a simples observação nos fará aprender a contemplar a vida. Nos mostrará quanta diversidade, quantas cores, quantos sons, quantas pessoas e todas diferentes. Isto vai nos mostrando a grandeza e a compexidade e a perfeição da criação Divina.
Certemante não é para pararmos e ficarmos julgando os outros, mas sim, para apreciarmos. Enxergar em cada vida uma essência divina, uma parte do Todo e uma parte de nós.
Com certeza com alguns treinos estaremos aprendendo a amar a todos indistintamente, e perceber como os Orixás estão presentes no nosso dia-a-dia, em todos os momentos.

Boa reflexão, bom ócio!!

sexta-feira, 2 de maio de 2008

Fundamentos - II - Pontos Riscados

Pemba – Lei de Pemba – Pontos Riscados

A Pemba, giz em forma oval, é o instrumento em que as entidades ou os médiuns traçam linhas, desenhos. Essa grafia, que alguns chamam de grafia dos orixás, são signos magísticos que abrem ou fecham portas, que trazem ou repelem energias, ativam ou desativam forças astrais e da natureza. Além disso, é a assinatura, é o emblema símbolo de determinada entidade.

É pela grafia, pela lei de pemba, que podemos afirmar se é um caboclo, um preto-velho, qual preto ou qual caboclo e assim por diante. É uma forma de identificação, mas também de força e ativação e facilitação dos trabalhos. Vejamos algumas coisas na história.

Em filmes de vampiros vemos que a cruz (crucifixo) afasta essa entidades malévolas, por quê? Pelo simples fato do crucifixo significar Jesus Cristo e seu martírio para salvar o homem, significa a vitória do bem contra o mal, da vitória da vida sobre a morte.

Nos budistas veremos uma série de mandalas que significaram diversas emanações, energias, deuses, etc.

Na Umbanda os Pontos Riscados, que são a manifestação lei de Pemba, trazem essa magia. Cada traço terá um significado e uma importância no ponto de determinada entidade.

Serve também como um capacitor de energias, um condensador de energias, ou um diluidor de energias. Além da pemba se utiliza o ponteiro. Uma espécie de adaga sem fio de corte, pontiagudo que é a fixação do ponto. É a fortaleza e a antena do ponto, é como um para-raio as energias vão para o ponto e do ponto saem conforme a necessidade.

quinta-feira, 1 de maio de 2008

Umbanda um pronto-socorro


Há algum tempo atrás escutei em uma entrevista um médico do Rio de Janeiro tecer alguns comentários sobre saúde pública. No meio da entrevista um dos jornalistas questiona sobre outras formas de tratar as pessoas, simpatias, benzedeiras, terreiros, etc., como ele via essa prática popular.
A resposta do estudioso foi a seguinte:
"Se não fossem os terreiros de Umbanda do Rio, seria um caos muito maior do que enfrentamos, estimamos que esses terreiros tratem quase tantas pessoas que o sistema de saúde convencional com muitos resultados positivos".
A Umbanda nasceu para prestar auxílio a todos os que a ela recorressem, seja pelos males físicos, seja pelos males espirituais ou psicológicos, mesmo porque dificilmente poderemos dizer que um desses males não tem relação com os outros.
Assim a Umbanda assume sua função de pronto-socorro, e como tal muitos serão as pessoas que receberão ajuda, tratamento, cura e nunca mais olharão a Umbanda!
E isso só demonstra como a Umbanda é diferente, pois não trabalha para aumentar seus fiéis, não ajuda para receber mais pessoas em suas correntes, a Umbanda simplesmente veio para ajudar, sem pedir nada em troca, sem querer nada em troca, é a manifestação plena do Amor, tal qual Cristo ensinou, tal qual Buda ensinou. Saravá a Umbanda, saravá nosso Pronto-socorro.