segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Poder das ervas - II - as ervas dos Orixás


Dando continuidade a este tema tão importante para a Umbanda vamos falar sobre as ervas e os Orixás.

Para a Umbanda o mundo, a natureza e assim as ervas são criações divinas e assim dos Orixás. Assim como encontraremos em nossas casas filhos e filhas de Oxossi, de Yansã, etc., as plantas também são de domínio de um ou de mais de um Orixá.

Quero dizer com isto que cada uma das ervas pertence a um Orixá. Guiné, samambaia, capim limão são de Oxossi. Isto quer dizer que as ervas além das inúmeras propriedades químicas, biológicas e astrais/espirituais, terá o poder de trazer energias e forças de um Orixá ou de mais de um.

No tópico Orixás deste nosso site há uma relação das ervas de cada Orixá. Algumas ervas trazem dois ou mais Orixás. Por exemplo, o Salgueiro Chorão pertence a Oxossi e a Ogum, a Sálvia a Oxalá e a Ogum, a samambaia nativa pertence a Oxossi e a Oxum e o Alecrim a Oxalá e a Oxossi.

Outras ervas apesar de serem de determinado Orixá podem servir para banhos de imantação e descarrego de filhos de outros Orixás. Por exemplo a alfazema é de Oxalá, mas serve para os filhos de Oxalá, de Oxum, de Yemanjá e de Yansã.

Mas você poderá me perguntar para que eu preciso saber se determinada erva é de um ou de outro Orixá? Ou então para que eu preciso saber se uma erva de um Orixá pode ser usada para outros fins?

A resposta é simples: muitas vezes nos deparamos com a necessidade de trazermos para perto de nós a força de um determinado Orixá, ou então estamos carentes de uma determinada energia, ou ainda em um local, em uma casa, se faz necessário a presença mais marcante de uma energia. Para isto é importante saber qual erva é de qual Orixá.

Além disto em nossa casa os médiuns após terem feito sua primeira iniciação, o amaci, eles devem tomar seus banhos de descarrego e imantação com as ervas de seus Orixás. Isto pois acreditamos que este banho fará o re-equilíbrio das energias desse médium ao passo que traz energias puras dos Orixás por meio das ervas, fazendo com que os corpos astrais possam ser abençoados com as energias criadoras dos Orixás.

Ainda com relação à importância deste tópico, em muitas consultas, em muitas ocasiões, saber quais são as ervas facilitará o trabalho dos nossos guias. Por isso, o primeiro passo é saber quais são as ervas de cada Orixá, e um pouco de suas propriedades.

No próximo texto sobre o assunto vamos falar sobre as ervas de uso geral, ou seja, que servem como coringa, que servem para quase todas as pessoas, a arruda, o alecrim e a guiné.

Saravá as ervas, a elas os nossos respeitos e a nossa gratidão aos Orixás pela dádiva de entrarmos em contato com suas energias por estas ervas.

Nenhum comentário: