quarta-feira, 17 de setembro de 2008

A mitologia dos Orixás: uma introdução


Muitas vezes quando entramos em sites de Umbanda ou de outras religiões que possuam uma matriz africana nos deparamos com histórias dos Orixás como se fossem espíritos encarnados em algum tempo em nossa Terra. A mitologia nos mostra de forma simples algo profundo e complexo. Assim para que possamos começar a trazer e interpretar estas histórias, tão belas, se faz necessário esta introdução.


Primeiro temos que entender o que significa o termo mitologia. Mitologia é o estudo dos mitos, ou seja estudo da cultura e das lendas de determinada nação/região/população. É, assim, o estudo das histórias populares ou religiosas de uma cultura. Normalmente é uma narrativa em que se usa uma linguagem simbólica, buscando retratar a origem da vida, das crenças, de Deus, dos Orixás, dos espíritos, daquela cultura ou daquele povo bem como de seus costumes. Geralmente é um artifício, um instrumento usado por todas as culturas para ensinar assuntos complexos e difíceis. Estes mitos acabam por tentar retratar o mundo antes da vida humana.


Assim podemos dizer que a história de Adão e Eva, Caim e Abel, as parábolas de Jesus Cristo fazem parte da Mitologia Judaico-Cristã. Histórias de Júpiter, Marte, Mercúrio fazem parte da Mitologia Romana. História de Vênus, de Zeus, de Posseidon, são da Mitologia Grega. Shiva, Brahman, entre outros são da Mitologia Hindu. Tupã, Nande Jarí, Pa’i Kuara, Jasy, são da Mitologia Guarani (Guarani Kaiova). Oxalá, Oxossi, Xangô entre outros da Mitologia Yorubá. NZambi, Pombo Ngira, entre outros da Mitologia Bantu.


Enfim muitas são as histórias muitas são as ulturas que aparentemente tão distantes e diferentes contam, com nomes diversos, mesmas verdades. São a prova de nossa ligação, de nossa irmandade e de como muitas destas histórias retratam a nossa origem e o mundo astral, espiritual.


Diante disto passaremos a trazer algumas destas histórias, da mitologia Yorubá especialmente, e tentaremos interpretá-las, algumas outras vezes compará-las. Assim se você conhece alguma história, algum conto da mitologia Yorubá ou de outras mitologias e quer ver publicada em nosso site, e como interpretamos essas histórias, envie-as para nós.


Para finalizar esta nossa conversa de hoje quero tentar dividir em tópicos a Mitologia para que possamos estudá-las melhor. Algumas contarão e traduzirão as características dos filhos dos Orixás, ou seja os arquétipos dos Orixás. Outras tratarão sobre os “poderes” dos Orixás, suas forças, seus elementos de magia e domínio. Ainda outras trarão a origem da vida, dos espíritos, da morte, do universo. Tentaremos trazer algumas histórias para cada uma dessas três divisões.


Um grande abraço, que a Luz dos Orixás possa estar com cada um de nós, e que com a permissão de nossos ancestrais possamos desvendar cada vez mais os mistérios da Umbanda. Muito axé, saravá a todos.

2 comentários:

Anastácio Soberbo disse...

Parabéns pelo Blogue.
É muito bonito, gosto do que leio e vejo.
Um abraço desde Portugal

Caetano de Oxossi disse...

Obrigado Anastácio, Um forte abraço e muita paz e luz para você!