terça-feira, 29 de abril de 2008

Umbanda e a natureza


Todo Umbandista tem o dever de agir e de preservar a natureza, afinal é da nossa natureza que emanam as energias primordiais e elementais.
É da natureza que buscamos as energias para que os trabalhos de nossos Terreiros tenham axé, isto é, força, para a prática da caridade.
A energia dos seres elementais, as energias elementares que encontraremos nos mares, nas matas, nas cachoeiras, nas montanhas, nas ervas, etc. são a própria Umbanda em manifestação.
Assim em uma gira em que cantamos e evocamos estamos nos conectando, ou melhor nos reconectando à natureza.
Tudo que pudermos fazer para preservar e recuperar a natureza estaremos fazendo em prol de todos, da Umbanda e da vida. É a compreensão de que tudo e todos estão interligados, que uma vida, seja a mais simples até a pretenciosa vida humana, estão interconectadas.
Preservar, conservar, recuperar a natureza é a certeza de que estamos sendo umbandistas, de estarmos sendo conscientes de nosso mínimo papel enquanto seres deste planeta.
Vamos separar o lixo, vamos aprender a ter uma consciência no consumo, comprar e comer o que realmente precisamos, deixar de comer carne (seja de que tipo for) ou ao menos diminuir seu consumo, fazermos nossas entregas somente com materiais biodegradáveis, utilizar transporte público ou meios de transporte como a bicicleta, economizar água, luz, não comprar produtos embalados em isopor, não usar de copinhos descartáveis, ...
Enfim juntos podemos fazer a diferença.
Amar e respeitar a natureza, é entender sua força e compartilhar da criação divina e dos Orixás. Consciência ecológica já!!!! Umbandista é primordialmente um ecologista por sua própria natureza (desculpem-me o trocadilho).

Nenhum comentário: